sábado, 27 de março de 2010

Realidade



 Uma leveza incrível......vou percorrendo a paisagem  com o olhar, o vento no rosto, uma visão inigualável de montanhas e rochedos, não tenho pressa, não falo nada, só ouso o som dos vagões se debatendo. A maria fumaça acenando com seu inconfundível apito ao passar pelas cidadezinhas com seus pequenos circos, seus jardins e suas crianças correndo nos campos. Não sei que destino me aguarda, só experimento a sensação deliciosa da viagem sem preocupação..Pedro e Jacqueline sorriem contentes com o passeio e aproveitam, assim como eu, o momento de descontração.  Que bom é poder passear e viajar sem compromisso. O vagão vazio parecia reservado apenas para nós mas isso também não me incomodava, nem a já notada falta de uma viva alma que por ali passasse, afinal já se passava algumas horas de viagem. Nenhum  passageiro, nemhum funcionário..nenhuma parada?
    Ih! gente, acho que agora me dou conta do que esta a ocorrer! Esse vagão é nossa casa, a paisagem lá fora é a vida que segue, não estamos vendo o maquinista mas sabemos que Ele está no controle de tudo! O trem não tem só o nosso vagão, ele possuí outros muitos que só consigo avistar quando toda a composição entra na curva. Já passamos por altos e baixos, o trem já ameaçou até parar, mas continua com força total. Agora me reclino na cadeira confortável enquanto Jacque e Pedro continuam olhando a paisagem....o trem vai chegando em uma estação que nos recebe com festa e uma sirene toca alto....é a sirene do relógio que me desperta às 5:00h lembrando que preciso levantar para pegar no batente. Jacque e Pedro dormem lindamente..eu vou tropeçando (feito um Koala de tanto sono)na chinela e na gata que só quer dormir aqui no quarto..ai que sono, que vontade de voltar "pr'aquela " viagem gostosa, embalada pela leveza do sonho! Tem sonhos em que as cores , os sons e os cheiros são tão reais que parece que realmente os vivenciamos. Podia jurar, depois de acordado, no banheiro esconvando meus dentes, sentir o raio de sol que entrava pela janela do vagão, o som dos trilhos, aquele cheiro de queimado emitido pela maria fumaça!!!!
Ps. Obrigado à todos pela presença no aniversário, beijos e abraços!!!!          

13 comentários:

  1. "Maria Fumaça não canta mais
    para moças, flores,
    janelas e quintais..."
    ***
    Celso, li o texto também como uma metáfora da tua trajetória de vida ao lado da esposa Jacqueline e do filho Pedro. Certos sonhos continuam mesmo depois que a gente acorda.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Mermãozinho, linda imagem nos oferecestes em teu texto. Metaforas são pinturas da realidade. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Celso, tudo bem?

    Obrigada pelas visitas na Saia, rs.

    Já te respondi por email o que você me perguntou.

    Olha, seu texto, sua vida. Temos momentos onde o apito ecoa mais alto, outras vezes mais baixo. Muitas vezes devemos parar para fazer uma manutencao, colocar mais carvao para a próxima viagem. Em cada estavao vamos colhendo novas experiências, mas também deixando aquelas que nao nos levaram a nada.

    Parabéns pelo belíssimo texto.

    Boa semana

    Um grande abraco

    ResponderExcluir
  4. Olá, Celso!

    Sonhos...ah, os sonhos!
    São vitaminas que nos ajudão a levar a vida com mais força. Sonhando, construimos vida, através dos projetos que sonhamos e os tornamos realidade.
    Sonhar, tendo a família junto, eita coisa boa...
    Sinal que, a união de vocês vai além da realidade, vai até o sonho, vai além do corpo, vai até a alma...
    Lindo, viu!
    Adorei saber de seu sonho.
    A vida segue...e temos de trabalhar. Bora lá!
    Boa semana. Bom trabalho.
    Lindos sonhos!
    Muita paz! Beijosssss

    ResponderExcluir
  5. ops...corrigindo...

    ajudam*

    Perdoe-me.

    Muita paz!

    ResponderExcluir
  6. Olá amigo Celso tudo bem?

    Desejo que sim!

    Celso ao iniciar a leitura de seu texto, já na chegada do primeiro trem imaginário, que parou na estação que visualizei… Não deixei por menos embarquei no danado. E iniciei uma viagem de volta ao passado… Com destino incerto, mais certo de que o que postaste mexeu com minhas lembranças. Voltei lá para os bons tempos idos, onde o principal transporte era o saudoso trem. Celso que bom seria se todos os nossos sonhos fossem sempre iguais a este… Pois se assim eles ocorressem, acordaríamos com uma nova disposição para a labuta de cada novo dia.

    Um abraço e até +

    ResponderExcluir
  7. Olá Celso,

    Também dou muita importância aos sonhos. Sem eles, o que somos?

    Que bonita família você tem. Jacque e Pedro são lindos.

    E gostei muito de saber que você toca Flauta.Tenho uma relação de amor com a música, principalmente por causa de minha filha Flavia que mesmo em coma, coloco músicas para ela ouvir. Ela tocava teclado, mas gostava também muito de flauta.

    Um forte abraço pra você.

    ResponderExcluir
  8. Celso bom dia!

    Agradeço a vista e comentários sobre o que postei.
    Uma ótima e feliz páscoa pra ti, junto aos teus… E da mesma forma te digo. Sempre que te sobrar um tempinho, me visite será de bom grado e bem vinda.

    Abraços e estendido a todos os teus!

    ResponderExcluir
  9. Caríssimo Celso,

    Confesso, antes de tudo, que eu também embarquei na "Maria fumaça"... E de repente me ocorreu o "trem das 7" do Raul Seixas...

    Que beleza de imagens, os limites entre fantasia e realidade estão totalmente indefinidos, como na vida "real", belo!

    Agradeço as palavras de atenção e encorajamento! Vou ficar atento ao blog que você informou.

    Saudações de paz. Um abraço, mestre.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns duplo, pelo aniversário e pelo texto. E Feliz Páscoa!

    ResponderExcluir
  11. BELÍSSIMO TEXTO CELSO,

    GOSTEI MUITO DO SEU BLOG , PARABENS PELO ESPAÇO E PELAS IDÉIAS ESCRITAS!!

    ResponderExcluir