quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Baiontropifando

A experiência pela qual passamos, ao ouvirmos música me parece ser aquela em que experimentamos o tempo no tempo. Por alguns minutos ou horas quebra-se a noção de tempo cronológico e entramos ou experimentamos um outro mundo. É muito diferente se, por exemplo, eu tomar como medida de tempo o espaço de tempo de duas músicas na sua duração, no lugar de dizer 20min....O tempo cronológico, esse contado no relógio, é rígido enquanto que o tempo do acontecer das duas músicas, parece se alargar, aciona-se um real....pronto já perdemos a noção de tempo...ou entramos em uma outra temporalidade. Temporalidade do evento....Sempre percebi isso como espectador - ouvinte..mas neste carnaval me tornei sujeito da ação quando integrei a banda do pife. A cada nova melodia era clara a impressão do tempo como ondas e eu mesmo que fiquei tocando uns 40 a 50 mins, quando me despedi, de Carlos Malta, tinha a impressão de ter tocado por algumas horas. Ali envolvido e atravessado pelo som dos pifes, zabumbas, pandeiros e caixas confirmava de certa forma o frag. 54 de Heráclito que diz " A harmonia invisível é mais forte que a visível". Ainda que o pensador não se refira a música, entendo que posso pensar na perspectiva de um movimento harmônico proporcionado pelo evento onde todos seguiam e se congregavam em torno daquele acontecimento....Minha vontade era permanecer naquele movimento!!!!!

7 comentários:

  1. É, Celso, acho que não fomos feitos para seguir o tempo do relógio, que é bem menor que nossa capacidade de criar e curtir o tal "tempo harmônico" de Heráclito. Gostei de seu comentário, viu? Obrigada pela visita. Um abração.

    ResponderExcluir
  2. Celso, estou retribuindo e agradecendo sua visita em meu blog!!!
    Obrigado e um grande abraço
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Olá meu caro, obrigado pela visita em meu blog.

    Vivamos o tempo propício, o da experiência própria do que acontece sem intermédio, da realidade i-mediata.
    Gostei do que li aqui também.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns grande professor! São essas experiências que nos enriquecem culturalmente e como pessoas.
    Muito bonito esse resgate e manutenção do que é nosso! E muito bom que você passa isso para seus alunos também, que mesmo meninos ficam muito entusiasmados.
    Muita Luz e paz.
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  5. Nossa...acho que estar no momento da feitura da arte é sentir-se assim...eternizado num momento que acabará segundo nosso relógio de pulso...Dançar também sugere essa sensação.
    Fica na paz tio. Sucesso sempre! BJs

    ResponderExcluir
  6. Uma boa música, um bom livro, uma boa companhia... Coisas que têm o poder de nos fazer crer em brechas no tempo e no espaço; nos fazem esquecer do que pode haver fora desse contexto...
    Sempre bem-vindo ao 7x7.

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    Primeiro, obrigada pela visita ao Clube e pelo belo e encorajador comentário. Adorei a história da 'angústia'.
    Bonita transcrição de experiência. É tão bom se perder no tempo (dos tempos).
    Beijos!!

    ResponderExcluir