quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Férias

(3 anos)
   A demora para uma nova postagem é totalmente justificada, pois como sabem meus fiéis leitores (hoje por volta de seis)temos um filho de 5 anos, que acaba de entrar em "férias".  Pedro "menino maluquinho" acaba de iniciar sua férias, mas desde muito cedo eu e minha senhora já entramos no mundo da criança, nos tornando conhecedores profundos de literatura ,cinema e música infantil. Um pouco assutados com tanta besteira que produzem para os pequeninos selecionamos o material cultural de nosso rebento. Nestas andanças o melhor que nos chegou e nos encantou foi a história do ratinho Desperaux, que Pedro assistiu e também amou e a história do elefante Horton. Poucos desenhos trazem mensagens edificantes, agente só vê luta, tiro, "força mistica", criança que vira bicho-monstro. Na minha época bicho-monstro não era amiguinho, não!! bicho-monstro significava ameaça, maldade e coisas do gênero. Haja paciência e sabedoria para viver neste relativismo onde o mal(bonzinho) luta contra o mal (malvadinho) no caso do menino mago para o qual aquele que não entende de magia é "troucha". Que maravilha de ensinamento, hein!
   O lado bom disso é poder olhar para trás, relembrar do que se assistiu na própria infância, então usamos essa possibilidade para manter saudável a mente e o corpo de nosso pequenino. Somos unânimes nos programas Sítio do picapau amarelo, os flintstones e, mais no meu caso, "Speede Reacer" todos esses o Pedro assiste e gosta.  Ah! o Snoop, o Pica-pau também foram retirados do baú.  Quando estamos andando de bicicleta, jogando bola ou peteca...(é o Pedro está tentado aprender)  me sinto menino novamente junto com ele. Vê-lo aprender a se equilibrar sozinho, depois de uma semana dedicada a segurá-lo, foi alguma coisa inexplicável.  Desenhar com o Pedro também é muito legal, melhor ainda quando ele quer ouvir um Jazz. Assim como nós no passaso, hoje Pedro também tem um herói o "Ben 10" com diretito a relógio e acessórios.  Agente fica assistindo a "Cris Poli" pra ver se tem algum acoisa errada com o guri, mas pelo visto nosso rapaz sofre mesmo é de exclusivísmo paternal, por ser filho único. Isso tem seus prós e seus contras!
   No final do dia, quando nos recolhemos, Pedro sempre pede pra lermos uma história; Flicts ou o gato de botas, Os barulhinhos do silêncio, as Crônicas de narnia ou as passagens da sua Bíblia ilustrada, até pegar no sono.  Mais um período de férias se aproxima e observanmos no Pedro a maravilha que é ser criança preocupados com tantas cobranças que o esperam no próximo ano...tarefas, afazeres...  Nossos pensamentos estão no Pedro, nas suas angústias, nas suas irritações, nos seus sorrisos, nas suas conquistas , nas suas tiradas surpreendentes, nas suas mãnhas ou pãnhas, nos seus suspíros. As férias sempre nos fazem lembrar das dificuldades e das alegrias que tantos pais que conhecemos abrem mão de conhecer, porque dizer não com um sorriso no rosto dá trabalho. Constatamos de perto, bem pertinho, que nenhum brinquedo, nenhum livro, nenhum objeto pode substituir a nossa presença. Presença interessada em todos esses detalhes. E aí Pedro, vamos ouvir um Jazz?                      

7 comentários:

  1. Celso, curta muito todos esses momentos. No presente eles parecem muitos e constantes, mas com o passar dos anos vão sendo os formadores de uma saudades imensa de um tempo que não volta mais.
    A presença dos pais, quando possível, é sumamente importante na formação do caráter das crianças, Continue assim que estará acertando no todo.
    Bom Natal a toda a familia!

    ResponderExcluir
  2. Olá, Celso!
    Criança é tudo de bom, não é mesmo?!
    São instrutores de primeira, pois com sua inoscência e autenticidade nos ensinam a todo momento.
    Tolo aquele que acha que a crinaça não sabe nada. Mais tolo é aquele que não ouve a criança.
    Muito legal você ter este pequerrucho aí, ao seu lado. Cuidar de criança é atividade em tempo integral. Mas, valerá a pena cada momento dedicado a ele. Ele será um adulto idôneo, responsavel, íntegro...
    Quem dera todos os adultos tivessem esta consciência, de passar todas as orientações às crianças de forma correta.
    Parabéns pelo Pedro.
    Boas férias para vocês três.
    Feliz Natal! Feliz 2010!
    Boas Festas!
    Muita paz! Beijossssssss

    ResponderExcluir
  3. Salve, papai coruja! Me permita uma dica: trata-se de Contos de Fadas, um livro que Oscar Wilde escreveu para os seus filhos. Comprei para a minha Mariana muito tempo atrás - acredito que hoje pode ser encontrado somente em sebos, mas vale a pena a procura. Acho que você vai gostar de ler para o Pedro e ele vai gostar de ouvir.
    Se a gente não se falar antes, um Feliz Natal e um ótimo Ano Novo para ti e todos os teus.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Olá, Preduceljaque!

    Feliz Natal pra vocês e pra família toda.
    Oxalá 2010 chegue recheado de esperanças, com oportunidades infinitas de trabalho.
    Mas, que nunca nos falte sonhos para lutarmos. Que não nos falte projetos para realizarmos. Que nunca deixemos de aprender e que sempre tenhamos um lugar para onde irmos.
    Boas Festas! Muita paz! Beijossssssss

    ResponderExcluir
  5. Salve o NOVO ANO !
    Que ele seja de PAZ e de muita Saúde. E que estejamos juntos por mais um ano.
    assim Seja !
    Olá, como vai ? Estou aqui para divulgar um pouco da minha cultura, a história de nossos antepassados ( que amo muito e tenho receio que se perca em meio a essa enxurrada de informações que somos acometidos ultimamente) e, para isso, FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... começa o ano contando um pouco sobre esse espetáculo maravilhoso que é a FLOLIA DE REIS ou REISADO, comemorado no dia 6 de janeiro. Aqui eu também coloco as famosas simpatias das Romã, muito utilizada no dia 6 de janeiro para atrair dinheiro. Para quem curte uma simpatia, vale a pena fazer.Venha conferir.
    E para quem não conhece o meu espaço, convido a dar uma chegadinha até lá para conhecer o meu cantinho de histórias, o link está logo abaixo.
    Que os bons ventos soprem a seu favor neste ano de 2010.
    Saudações Florestais !
    SIGA-ME em : http://www.silnunesprof.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Guri de sorte esse Pedro...
    Pais responsáveis a este ponto são cada vez mais raros nos dias de hoje.
    Sorte e saúde pra todos!

    ResponderExcluir
  7. Caro professor,

    Tais linhas são de muita sensibilidade... Delicadeza humana, humanista. É belo vê que a sua musicalidade se desdobra em sua vida, com a poesia que a conduz, ou será isto, ao contrário, a fonte de sua música?

    Grande abraço e prazer em revê-lo!

    Rodrigo Quaresma

    ResponderExcluir