quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Patinadores

 Não sou nenhum aficcionado por patinação artística mas durante este carnaval, como não viajamos  e resolvemos ficar no aconchego do nosso lar, poucas opções existiam na televisão.  Ao ver aquela modalidade esportiva em um mixto  de bailado equilíbrio e força me ocorreu uma outra imagem, justo quando um dos parceiros perdeu o equilíbrio e deslizou estatelado no gelo.  É claro que alguém já pensou nisso, não serei o primeiro a evocar a patinação como metafora para a vida a dois.  Fundamental é manter a sincronia dos movimentos. A moça deve apresentar elegância, agilidade e quant ao homem , força sem perder a ternura. Quando há uma desequilíbrio tudo vai por água abaixo( com trocadilhos) e podemos até exagerar nesta afirmação pois são horas , dias, meses até anos de treinamento diário para que os movimentos espelhados, os saltos mortais sejam executados conforme manda o figurino.  Fomos dormir e minha senhora(linda abelha bailarina) em um lindo movimento de pernas nos fez, por instantes bailarinos patinadores. Na imaginação me vi com as botas de lâminas afiadas e roupas cintilantes , passado a alucinação me deparrei com a realidade de triplos saltos que já conseguimos e movimentos espelhados , nem todos perfeitos, mas com horas , dias (o dia-a-dia) de treinos e muitas apresentações. As apresentações acontecem dentro e fora de casa para os mais chegados e pr'o cês do blogsfera além deste espaço aqui, onde você me lê, poderemos conferir lindas evoluções da minha partner(LITERATA) em seu´próprio blog!  Muito mai familiarizada com as letras do que eu, seus saltos são precisos e leves , elegantes e de uma agilidade só.  A "doutorice"de minha abelha não e´acadêmica , não! tem talento profundo até avesso as normas , por isso lhe é tão difícil apresentar os movimentos obrigatórios..e é assim que vamos seguindo ao som das bachianas!        

7 comentários:

  1. Oi Celso.
    Também assisti (e gostei) as exibições de patinação artística. Não sei se você reparou, mas a mulher é mais exigida e corre mais riscos. É ela que sobe aos céus e tem que aterrisar com os pés firmes na terra (gelo, no caso). O assunto dá uma tese sociológica, hehehe...
    Vou lá conferir o blog da tua patroa.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Celso, linda forma de expressar o dia-a-dia de um casal nos anos seguidos de apresentação conjugal.
    Fiz, na minha primeira tentativa, um espetáculo que durou exatamente 28 anos de apresentações nos grandes palcos da vida, depois, durante 4 anos, já desgastado, esse espetáculo iniciou uma trajetória nos teatros mambembes até ser apresentado em picadeiros de Circo Teatro.
    Veio, então, o desfecho.
    O elenco se separou. Os bens pessoais (filhos e netos) foram preservados.
    Hoje, depois do ostracismo de quase 10 anos, estou me entregando a nova encenação com uma parceira sensacional.
    Espero que seja a 2a. e última tentativa .
    Vc aliás, já aplaudiu a atitude e comprou ingresso na primeira fila.
    Obrigado pela confiança e pelos votos de perene felicidade, espero também, que com muitas CHAMMAS.

    ResponderExcluir
  3. Celso, vim agradecer seus comentários lá no enredosetramas, e também conhecer seu espaço. E obrigada também por ter lincado o blog! :-))
    Como você, tenho curtido a patinação no gelo, e gostei deste seu texto sobre os bailados da vida. Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Alegro-me, todos os dias, por ser sua "partener" na dança da vida. Continuaremos com nossas acrobacias, neste mundo, mas... rumo ao "ouro" eterno.
    Sua abelha bailarina, Jac.
    Amo você!

    ResponderExcluir
  5. Gosto muito de patinagem artística( não há linguista que nos ponha a falar da mesma forma, rssss...); acho lindo, elegante, uma verdadeira arte, mais do que desporto propriamente. Mas de facto nunca me tinha ocorrido essa metáfora, que achei muitíssimo bem achada, Celso!
    Espero que você e sua companheira ganhem a medalha de ouro, mas eu também quero uma ;)

    Quanto ao comentário que deixou no meu blogue, vou colar aqui a resposta que me suscitou, ok?
    "Celso, posso fazer uma sugestão? Então marque o dia na hora! Para o próximo sábado, ou domingo, não deixe em suspenso! Vai ver como a partir de uma decisão sua haverá mudanças de comportamento ;) "

    Uma óptima semana!

    ResponderExcluir
  6. Patinação no gelo é mesmo um bonito espetáculo, também gosto.

    O "Quebrou tudo" é interpretado por Jimmy Forrest. Jazz é uma grande companhia.

    Abração

    ResponderExcluir
  7. Olá, Celso, querido amigo!
    Tenho falhado em minhas andanças blogueiras...
    Pura pressa...correria mesmo.
    Perdoe-me, ok?!
    Mas, sua analogia sobre a patinação com os saltos da vida foi fantástica
    E omodo carinhoso com que fala de sua amada esposa em muito nos comoveu.
    Adorei!
    Visitarei o blog da Jaqueline.
    Valeu!
    Muita paz! Beijossssssssssss

    ResponderExcluir