quinta-feira, 18 de março de 2010

Aniversário

  
  
As folhas avulsas  de textos escritos para postagem que se acumulam na estante, precisam momentaneamente dar lugar a essa divagação repentina, pois trata-se da aproximação da data em que completo mais uma primavera. Vão-se os cabelos....e só sinto o tempo passar (ou chegar) quando carrego o Pedro na carcunda e quando chego em casa os joelhos reclamam. Quando fui buscar o Pedro na escola o pai de uma amiguinha dele me lembrava em tom de galhofa: ___Aí Celso! tá chegando nos quarenta, te prepara pro proctologista! Elegantemente respondi que ainda tenho dois anos para curtir.  "Arianamente" vou teimando em levar a vida na flauta, tarefa difícil, diga-se de passagem, mas incomparavelmente melhor do que o ambiente bancário, responsável pelos primeiros contatos com o mundo das pessoas adultas.  Meu cadernão guarda muito cartões, lembranças de amigos e cartas de minha esposa. Na verdade não sinto que o tempo esteja passando, mas parece que ainda não sei nada do que gostaria de saber. Um sentimento paradoxal, eu diria, pois pela lógica deveria acreditar que pelo bocado que vivi aprendi alguma coisa. Mas a cada livro que leio , a cada ano que passa , a cada beijo de minha bela bailarina percebo que não sei nada. só sei que sou; mesmo assim num saber incompleto, ilegítimo não cristalizado. Ao mesmo tempo vou, tristemente, perdendo minha ingenuidade , aspecto necessário, ao meu ver, para que a vida não se torne tão turva e que as possibilidades de uma outra realidade, ainda   estejam disponíveis nos repertórios de esperança que guardo comigo.  Os aniversários que antes passavam rápidos e cheios de gentes a festejar brulhentamente, hoje transcorrem mais lentos e com menos pessoas que me congratulam de uma forma mais profunda.  Se olhar para trás é ver o futuro, em certa medida vislumbro alegria e coragem com um gradativo aumento da ignorância com relação a muitos assuntos. Gratidão a Deus pelos amigos e ela família e o desejo de me tornar um pouco melhor se ainda for possível, dado o fato de possuir uma, não muito grande, cabeça dura! Esses pensamentos posivelmente me ocorrerão ao cortar o bolo nesta próxima terça -feira dia 23 de março de 2010.    

21 comentários:

  1. Olá, Celso!

    Somos eternos aprendizes, pois que que somos imortais e evolutivos, não é mesmo?!
    É imenso o caminho que a humanidade já percorreu, mas, ainda maior o que terá de percorrer.
    Não só você, mas, todos nós, haveremos de aprender sempre, queiramos ou não.
    Quero deixar aqui o meu mais forte abraço a você pela passagem de seu aniversário, no próximo 23 de Março.
    Que Jesus o abençoe com muita saúde e prosperidade, muitas brincadeiras com Pedro, muito namoro com Jacqueline, muitos textos aqui, muita múscia com sua flauta mágica...
    Parabéns! Felicidades!
    Muita paz! Beijosssssss
    Queremos bolo....uh huuuuuuuu!

    ResponderExcluir
  2. Mermão Celso, justamente hoje, coincidentemente ou não, vc faz uma postagem com o tema "aniversário".
    Pois hoje, ao abrir os olhos, após uma noite bem dormida, lembrei-me que minha filha mais velha está completando 41 anos de vida.
    Eis que, se não, quando, surgiu-me a duvida. Como 41 anos se o pai dela, eu lógicamente,estarei, em maio próximo,completando 30 aninhos e iniciando vida nova+?
    Explico, para não restarem duvidas, se a vida começa mesmo aos 40, estarei completando 30 anos de vida em 26 de Maio....
    Bem, deixando as baboseiras de lado, espero que no dia 23, quando estiveres colhemdo mais uma abóbora naq horta da tua existência, tenhas toda a felicidade do mundo, bem como, a Paz necessária pára abrir uma breja e bater um tim-tim com tua família.
    Partabéns!

    ResponderExcluir
  3. Há datas que nos remetem para reflexões, mais ou menos profundas, sobre nós, nossos caminhos percorridos e sonhos, pendentes ou não. Aniversário é uma dessas datas. Festejar aniversário é óptimo, e o sentimento de gratidão totalmente legítimo, Celso; gratidão por mais um ano, pela família, pelo amor, pelo trabalho...
    Então, Celso, desejo-lhe desde já um feliz aniversário!

    ResponderExcluir
  4. Vão-se os cabelos mas fica a cabeça dura... que não é tão dura assim, fala sério, diante da tua simples sabedoria e constante aprendizado. Irmãozinho, o proctologista não assusta, o chato é quando ele não telefona, não escreve, não manda e-mails depois de tudo...kkkk
    Terça te dou uma abraço, mas fica aqui o desejo que mantenha a ingenuidade necessária para ser feliz.

    ResponderExcluir
  5. Celso, nós temos uma senhora em nossa igreja que terca feira também fará anivers´rio, 89 e você precisa ver a disposico dela. Confesso que mais que a minha. Dirige carro, planta legumes no jardim dela que é um bom tamanho. Tricota ao menos 100 meias para as criancas pobres na Romênia. Ela é como aquele versículo: "Tudo que te vier as maos para fazer faze-o confortme as tuas forcas". E que forca ela tem, nemte conto.

    Seus texto muito reflexivo, talvez um pouco preocupado com as 40 que estao se aproximando, talvez com medo, nao sei, cada um é cada um. Mas concordo com você a cada livro que leio, a cada dia que vivo digo como você: Só sei que nada sei e que bom que seja assim, imagina a vida se passássemos a ser senhores de tudo seria algo muito chato. Com o tempo se vao muitas pessoas que na vida tivemso contato ou mesmo amizade, é assim.

    Um abraco e que terca feira seja mundao de bencao e alegria.

    ResponderExcluir
  6. Meu amigo Celso!
    Desejo que curta mais está data, com saúde e paz junto aos teus... Celso, com o passar do tempo é normal que vamos perdendo nossas resistências, isto não podemos evitar. Mas tem algo, que podemos ter controle e jamais deixar envelhecer... Que é o nosso espírito. Este sim! Temos que conduzir sempre jovem. Se fizermos isto! Nossos dias serão feitos de alegria e satisfação... Na companhia de quem queremos bem.

    Parabéns, amigo!

    Abraços e até +

    ResponderExcluir
  7. Celso, estou vindo te convidar para ler a entrevista de uma autora brasileira bem legal.
    Aqui neste link. Eu tenho um blog só de resenhas e se você tiver um livro para fazer resenhar fale comigo entao. Embora o nome sela O que elas estao lendo, os homens sao super bem vindo com suas dicas.

    http://www.elasestaolendo.blogspot.com/

    Um abraco Georgia

    ResponderExcluir
  8. Olá Celso bom dia!

    Hoje tu estas, bem próximo! Da data, em que sua venerada mãe, se encontrava na contagem regressiva… Para a chegada de mais um ser, que viria para iluminar os dias daqueles que nele iriam acreditar… Celso! Eu sempre comento, que! Se todos nós, pensarmos nas expectativas que uma mãe sente, durante um longo período de gestação! Com certeza, jamais à decepcionaríamos. E, feliz do filho! Que lá, no período que ainda estava em formação… Já era esperado com toda ansiedade, por uma generosa mãe. Mãe que fica orgulhosa, quando fizemos algo de bom. Com boas atitudes de nossa parte, nós proporcionamos dias de alegria a ela. E fica ela, envaidecida perante os amigos. E com aquele abraço fraternal, diz: Este é um dos meus filhos adorado por mim! E se prestarmos a atenção na frase proferida por ela, percebemos que, apesar de um filho ser especial, jamais menospreza os demais. Provando ser ela, uma mãe autêntica e verdadeira.

    Um grande abraço!

    E boas comemorações junto aos teus!

    ResponderExcluir
  9. Bonito texto, Celso. PARABÉNS, e que você continue se expressando com sensibilidade, amor e curiosidade. Abraço.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia, Celso! Parabéns pelo dia 23 e pelo tempo muito bem vividos , de amor , arte e música!Um grande abraço da Bia Bedran

    ResponderExcluir
  11. Olá meu querido amigo Celso, tudo blz?
    Desejo que vc seja muito feliz, rodeado de muito som e muita harmonia (em todos os sentidos, rsrsrs). Precisamos nos encontrar pra bater um bom papo. Estamos com saudades.
    Dê um abraço na galera.
    E o Pedro já está tocando escalas andaluzas?
    Beijos
    VAléria

    ResponderExcluir
  12. Meu amigo de tantos anos e q há tantos anos não vejo... talvez tenha sido no seu casamento a última vez... será? e o pedro! que criança linda! sua mensagem me fez lembrar, não sei bem o porquê, das aulas de desenho... boas lembranças... e quantas mais vc terá vivido e eu, por conta do tempo q teima em passar tão rápido, acabei não acompanhando. Só quero q saiba q os cabelos se vao, o pedro vai esticando, o amor de vcs vai crescendo cada vez mais e mais, e vc e sua família continuam sendo muito queridos para mim! Parabéns! Bjs! Da amiga sumida! Patrícia Sé Rêgo

    ResponderExcluir
  13. Grande Celso.

    Mesmo atrasado, passei por aqui para dar um alô e te parabenizar pelo aniversário. Aproveito para te agradecer por enriquecer a adoração de nossa comunidade com sua flauta tão sensível e graciosamente tocada. Obrigado. E FELICIDADES. Que Deus te conserve esse cara especial.

    Abração,

    Leandro (pastor)

    ResponderExcluir
  14. Parabéns amigoooooooooo! Vou te ligar, mas já deixo aqui minhas felicitações caso eu esqueça. hehehe...

    ResponderExcluir
  15. Êêêêêêê!!!!!!!!!!!!!

    Oi Celsooooo!!!!

    Parabéns pelo aniversário!

    Muita coisa boa a mais na sua vida amigo. Sim, porque eu acho que pelo seu astral, seu amor à família, sua dedicação ao que faz, você já é muito abençoado!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  16. Parabéns prá você nesta data querida.

    Muitas bencaos de vida!

    Um abraco

    ResponderExcluir
  17. Uau, cheguei no dia da festa. Parabéns, companheiro!!! Muita, saúde, prosperidade, paz, carinho e amor junto aos que te querem bem e a quem queres bem.
    Dá-lhe, garoto!

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  18. Ainda que depois de ocorrido,deixo meu abraço de parabéns pelo teu aniversário em 23 de março. Felicidade pra você e sua linda família.

    ResponderExcluir
  19. Faremos um sorteio no blog. Passe por lá para saber como e quando. E faca a sua inscricao para poder participar.

    Abracos

    ResponderExcluir
  20. Caro Celso,

    É sem tempo, bem sei, o tempo que não nos espera, que "não pára", enfim... Mas, ainda sim, quero parabenizar-te: pelos sonhos, pela ternura, pela sensibilidade, pela flauta, pela humanidade, pela música, pelas cores, pela vida, por sua vida, por sua família, por seu filho, por tua paz...

    Ando a mil por hora, em movimento, buscando conceber a luta política como uma forma de arte, como prática espiritual, como "gesto amoroso" (Leonardo Boff).

    Grande abraço, professor!

    Quaresma.

    ResponderExcluir