sábado, 24 de abril de 2010

Outros mundos!



Passeando pela imaginação de Pedro encontramos um mundo vastíssimo que desde  seus 2 anos preenche nossa casa e que por vezes nos vemos envolvidos nele. Já perdemos as contas de quantas vezes  visisitamos "bolópia" e "muruíbas" cidades existentes em algum lugar da cebeça de meu filho. " Efelicialmente" Pedro vai contando e brincando. Necessita apenas de dois carrinhos e um inter-locutor  que na maioria das vezes sou eu.  Essas viagens acontecem com auxiílio de poucos objetos  somados aos gestos "descambalhados" com os quais nos entregamso as brincadeiras. Acho que bolópia fica no sul e muruíbas no norte, isso vai depender do estado de espírito, do tempo e é claro da imaginação. Eu sei que agente so chega lá de "domículos", sem isso é impossível fazer viagem, mesmo que seja imaginária. Dia desses me chega Pedro todo preocupado falando;__Pai, precisamos visitar o "Répti" lá em bolópia e depois temos que dar uma passadinha na casa  do "Palalita" lá em muruíbas! e eu perguntei:__mas Pedro esses seus amigos já não deixaram de vir aqui em casa? e Pedro: ___É pai, mas agente precisa visitar, né? Tudo bem, vou aprontar nosso "domículos" tranquilizei ele.Será que teremos alguma "coloseimas" para levar na viagem ?Não sei não pai, mas agente não pode esquecer de dar um beijo na mamãe porque ela é muito "apertosa".  Volta e meia Pedro vem com uma palavra inventada, as vezes ele traduz pra gente mas tem outras que não tem tradução como por exemplo: "gerassa" que insisti em saber o significado e perplexo fiquei diante da resposta:__gerassa é gerassa, né pai! Tudo é possível  para uma criança que, como Pedro, acredita que" o equilíbrio é uma bicicleta que anda no ar sabendo que as letras são importantes"  e que "mentira é pra boi correr".  E ai Pedro você entendeu o que eu disse? ___Hum..vamos ver...na minha imaginação não, mas no meu coração sim! 

Sumário: Este súmario só funciona se você se colocar no lugar da criança.

Efelicialmente- Alegremente, com alegria, com certeza. certamente.
bolópia e muruíbas- qualquer lugar do espaço-tempo que caiba na sua imaginação!
domículos- qualquer veículo que não sejam os que existem.( você tem que criar)
Palalita- um amigo imaginário que segundo Pedro faz com que ele faça muitas coisas erradas.
Répti- um amigo imaginário que segundo Pedro faz com que ele faça as coisas certas. 
coloseimas- depois que Pedro assistiu a fantástica fábrica de chcolate (versão original) usou essa palavra durante muito tempo.
descambalhados- desarrumado, sem compromisso, sem noção de tempo....

14 comentários:

  1. Mermãozinho,
    os neologismos inventacionados por crianças são, em ultima análise, espetacularidades verborrágicas de excelente bom gosto e invariável desclareza.
    Faça, por favor, e se possível, um Sumário dos termos neologisticados desse relacionamento com o Pedro e nos informe.
    Ah! não se esqueça de informar, também, o significado de cada um.

    ResponderExcluir
  2. Oi Celso, confesso que não entendi muito bem o vocabulário do Pedro, mas tenho certeza de uma coisa: ele sabe onde fica Pasárgada. E, se não for o soberano,é amigo do rei.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  3. Que fase mais deliciosa, essa das palavras inventadas. Tenho saudade desse tempo de meus filhos. Mas agora tenho netos!

    Beijos pro Pedro

    ResponderExcluir
  4. Celso, tô aqui explodindo de rir, pior que estou comendo pipocas e ai vc imagina o estrago, ahahahhahaha!

    Se esse teu filho se juntar com a Viviane nao vai dar boa coisa, ela vai querer desenhar e confeccionar em papel esses seres extraordinários do teu filho. sensacional, adorei a sapiencia. Nem Visconde de Sabugosa conseguiria fazer tao bem as traducoes que vc fez. Isso é que é pai, o resto é conversa mole.

    Um beijao ai no menino viu, adorei!

    Boa semana

    ResponderExcluir
  5. Hehehehe, adorei! Acho que conheço estes amigos do seu filho, principalmente o que faz fazer coisas erradas. É ele que guarda o chocolate na minha gaveta, mas sou eu que como.
    Bom te ter de volta, voltei a postar e espero não parar agora.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  6. Olá, Celso!

    Adoro os neologismos.
    Hei de ser criança para sempre, seguindo pela ótica de Pedro, este garoto maravilhento.
    Se buscamos, cada vez, meios de comunicação expressivos e claros, nos fazendo entender de todas as maneiras, óbvio que também podemos criar novos termos, novas palavras, para que nossa comunicação se aperfeiçoe.
    Diga ao Pedro que ele está de Parabpens e que eu também gostaria de ir visitar "bolópia" e "muruíbas". Qeum sabe, um dia, né?!
    Beijinhos em Pedro, abração em Jaqueline, lembranças a Lucy.
    Boa semana. Bom trabalho.
    Muita paz! Beijossssssss

    ResponderExcluir
  7. Olá! Muito agradecida pela visita e pelo comentário =)

    Que lindo esse texto! Aqui em casa temos um pequeno também, meu sobrinho vai fazer 2 anos no mês que vem e também tem das suas palavras que não entendemos. Espero que daqui um tempinho ele também comece a nos deliciar com histórias como essas de seu filho!

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Adorei, Celso! Uma delícia...
    Entendo perfeitamente porque tenho aqui em casa um menina igualzinha! Quando mais pequena também teve um amigo imaginário, ele fazia muitas tolices, e palavras inventadas?! Ainda hoje me recordo de algumas, mas foi pena não ter escrito, tal como você fez, para não se perderem. "politi" era uma palavra que significava várias coisas, então nunca entendemos o que traduzia exactamente."Ximbaco" é outra, que ficou , essa é o apagador de velas.

    Quanto ao seu pedido, vou colar a resposta que deixei no meu blogue:

    "Confesso, Celso, que até já tinha pensado sobre isso, pois ultimamente li em vários blogues brasileiros a preocupação crescente com a gripe A.

    Então, vou escrever sim, uma vez que me sugere que o faça. Porém, aviso desde já: a minha campanha é contra a vacinação, tal como fiz por aqui, entre família e amigos."

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  9. Adorei! Incrívelmente bom! Maravilhosoooo! Super beijos

    ResponderExcluir
  10. Olá Celso! Obrigada pela dica do Bachelard, vou procurar para ler este livro =)

    ResponderExcluir
  11. Olá, Celso!

    Demorei um pouco, mas vim retribuir à sua visita. Adorei o vocabulário inventado do seu filho, ri muito.

    Um abraço
    Fica na paz!

    ResponderExcluir
  12. Olá Celso!

    Primeiramente obrigada pela visita e pelas palavras.
    Entendi perfeitamente o que quis dizer e concordo plenamente.
    Deixamo-nos influenciar por aquilo que queremos mas, com consicência sempre do que nos torna melhores e, portanto, damos a preferência. A mudança sempre acontecerá.

    Quanto ao seu texto que delícia de criança vc tem em casa. Uma coloseima!! rsrsrs
    Que ele seja sempre assim e abençoe cada vez mais os seus dias.

    Bjus

    ResponderExcluir
  13. Celso, Pedro é simplesmente o máximo. Diga a ele que já visitei Muruíbas. A Bolópia não fui, porque dizem que lá faz muito frio. Abraço.

    ResponderExcluir
  14. Olá irmãozinho, Celso!
    As palavras 'Efelicialmente' e encantadoras do Pedro me fizeram recordar dos meus sobrinhos...É como você disse:Para compreender a linguagem de uma criança,é necessário se fazer passar por uma...Gostei muito deste 'pequeno grande guerreirinho'!
    Celso,posso fazer sim sua carica,porém,precisarei de um bom tempo,pois estou envolvida com outros trabalhos que necessitam de uma atenção dobrada...Mas farei sim!
    Vou tentar pegar esta sua foto do perfil e depois conversamos!
    Fiquem com Deus e tenham um domingão caprichado,cheio de luz e paz!
    Té+ irmãozinho!
    Abraço!

    ResponderExcluir