sexta-feira, 2 de julho de 2010

O telegrama!



 O porteiro aqui do prédio me chamou e disse:__Celso tem um telegrama ai pra você! Momento de suspense pois as contas aqui andam meio atrazadas, minha primeira sensação ou intuíção foi de que seria telegrama de cobrança, mas depois de algum tempo me lembreri que nunca recebera telegrama de cobrança. Telegramas são de más notícias, falecimento, hospitalização..ou prêmio. Ma sa entonação que o porteiro imprimiu na voz ao se referir ao documento, me parecia ser algo de errado, ele me falou em um tom sério, grave, não poderia ser algo diferente.  As crianças brincando no pátio com sua gritaria aumentavam a confusão que se desenhava na minha cabeça. Com o documento em mãos não sabia se abria ali mesmo e acabava de vez com o suspense ou se compartilhava meu medo com minha senhora que pilotava seu possante fogão  em nosso castelo de 11 andares. Entrei no elevador e demorei ainda para apertar o botão do andar onde moramos..olhava e olhava o telegrama, virava desvirava e imaginava o que a mensagem traria em seu interior. Apertei o botão e resolvi então abrir o telegrama..na medida em que o elevador se movesse. Sozinho, ali naquele lugar poderia receber melhor uma má notícia se assim fosse, o que me protegia era apenas a porta pantografica de nosso antigo elevador. 4ºandar e nada de abrir o telegrama. perto da porta de casa rasguei o picote nos lados e fui lentamente desdobrando a folha ao mesmo tempo que entrava no apartamento. Para minha surpresa e alívio o telegrama dizia em letras garrafais: SOLICITAMOS SEU COMPARECIMENTO A SEEDUC-rua da ajuda n°5 no dia tal horário tal..afim de tratar da primeira etapa de sua admissão.  O telegrama me convocava em virtude de aprovação no concurso público para profesor de artes. Ao mesmo tempo que lia o texto mostrava para minha senhora que em um mixto de alegria e perplexidade , abria um sorriso luminosamente azul. Desci para o pátio novamente para folhear o jornal. ..o céu estava mais azul o dia mais iluminado com a certeza, agora, de que as contas voltarão a ficar em dia!   

Ps. Essa convocação já aconteceu algum tempo. Estou no ciep 351 desde Abril deste ano. Se você quiser pode visitar o blog da escola onde trabalho em "bom de Ler". As fotos e o texto são meus!!!!         

8 comentários:

  1. Celso, mesmo que atrasadas aqui vão minhas parabenizações com relação à sua admissão.
    Contas atrasadas mermão não são coisas totalmente desconhecidas para mim que sou velho e aposentado (tive um aumento este ano de 25,00 e gastei tudinho promovendo uma festa de arromba servindo, sem miséria, água e torradas de pão amanhecido).
    Já visitei, tambem, o blog indicado e gostei muito.
    abraços

    ResponderExcluir
  2. Muito bom Celso. O texto e a notícia. parabéns!

    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Olá Celso bom dia!

    As vezes promovemos um turbilhão de coisas negativas em nossa mente,por estarmos com alguma preocupação...Mas quando descobrimos a realidade percebemos que nos torturamos envão.
    Parabéns pela criatividade do texto, nos criou uma certa suspence.

    Abraços e até +.

    ResponderExcluir
  4. Amigo Celso
    Vibro com você!
    Lembro-me da alegria que vivi quando passei pela a mesma experiência( sou professora aposentada)!
    Vou visitar o blog da sua escolola.
    Grande abraço, meu amigo!

    ResponderExcluir
  5. Olá, amigo blogueiro!
    Faz tempo que não me sento em frente ao computador para ler os textos seus e de outros blogs que tanto gosto de acompanhar... É que há pouco comecei na mesma atividade para a qual este seu telegrama o convocou... também sou professora na rede pública. Esse trabalho que tantas coisas renderiam para se publicar em forma de textos... espero um dia conseguir fazer isto.
    Sobre o seu caso com o telegrama... imagino sua apreensão antes de ler o conteúdo, de fato os telegramas têm um caráter de urgência que nos remete mesmo aos pensamentos de notícias não tão boas... mas que bom que não era esse o caso! =)

    Um abraço!

    Paula

    ResponderExcluir
  6. Sim, também passei por tudo isso. Ô angústia a da espera! rs

    ResponderExcluir
  7. Já ninguém envia telegramas!
    Eu só recebi um na minha vida, era do meu pai, a dar-me parabens pelas minhas "quinze Primaveras"!
    Emocionante...
    Guardo até hoje.

    Um abraço, Celso.

    ResponderExcluir
  8. Olá, Celso!

    Que legal receber uma notícia destas!
    Parabéns pelo emprego e pela oportunidade de você mostrar seu trabalho.
    Graças a Deus! Que Jesus o abençoe nesta caminhada.
    Excelente restinho de semana.
    Beijinhos em Pedro e Jaqueline. Abraços em Luci.
    Muita paz! Beijossssssss

    ResponderExcluir