domingo, 17 de outubro de 2010

O casulo, aborboleta e algumas gavetas.

 Agente vai remexendo e acaba encontrando coisas boas quando resolve arrumar nossa gaveta. A gaveta do armário que guarda aquilo que existe de material em nossas vidas nos remete aquela outra gaveta, aliás outras várias gavetas que existem em nós e que contém a imaterialidade do que vivemos, nossas cobranças, as imagens, os cheiros e os sons com os quais convivemos e que nos marcaram. Quando remexemos qualquer   gaveta por menor que seja em algum armário, prateleira ou gaveteiro, ao encontrar uma foto ou um objeto, que para o "outro" não diz nada, recuamos no tempo.  O ato da escrita é como remexer nas gavetas correndo o risco de um outro alguém se identificar com nossos papéis, fotos e guardados.  Virar borboleta após sair do casulo para mimi é um pouco demais. A ideia do casulo onde vou arrumando -desarrumando minhas coisas, me atrai mais, mas se te agrada pode considerar minhas linhas como borboletices coloridas, afinal meu casulo não é todo escuro, não! tem lugar pro colorido e pra luz também! e para música, para poesia..na verdade é essa possibilidade que nos faz dar um outro olhar sobre aquelas lembranças encontradas na gaveta ao remexer e remexer...Eu gosto do casulo e da borboleta, portanto considero-me uma alma de colorido casulo. Talves um pouco espesso por fora, rústico até, eu diria com diversos tipos de galhos retorcidos, bastante barro pra não deixar nada de ruim entrar. Um tamanho ideal pra não ocupar muito espaço e confortavel por dentro além de multicor, esse material tem de ser bem sólido pra protejer dos predadores, tá cheio de gente que quer futucar só pra ver o que é que tem dentro, mas não quer compartilhar, as vezes porque não tem cor o suficiente e ai fica triste de ver qualquer outro casulo pronto pra eclodir....Então Mermão, cuide bem do seu casulo, desta forma você poderá compartilhar suas lembranças sem problemas , isso se você não virou uma (ou um ) borboleta, é claro!          

10 comentários:

  1. Olá Celso bom dia!

    Celso,muito interessante este texto. Se pararmos para analisar em cada palavra aqui escrita,faremos uma boa analise sobre a nossa maneira de ser em todos os sentidos da vida.

    Uma excelente semana a você junto aos teus!

    Abraços e ate +

    Jota.

    ResponderExcluir
  2. Ohhhh, que eu sei o que é isso. E adoro uma boa arrumação, de gaveta, de cabeça, de tudo.
    Adorei teu texto. Como sempre.
    Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Celso mermÕ, AR Caulo ou borboleta é so um questão de tempo. So,os casulo até que a bobletas surja, então, com asas coloridas, saimos a voar e admorar a vida.
    Valeu, teu texto é bastante filosófico.

    ResponderExcluir
  4. Olá Não sei se você se lembra Celso mas eu tive aulas de musica com vc e se não me engano com sua esposa também não lembro direito o nome dela mas vcs marcaram minha história e não queria perder o contato fui sua aluna no colégio Itapuca e chegamos a gravar (os alunos) um cd em homenagem a Hermeto pascoal... Vcs não tem orkut ou faceboock ou twitter? não queria perder o contato mesmo, estou a dias tentando te encontrar professor... acho que vocês foram até visitar minha igreja (igreja Cristã Apostólica - ICAP)Por favor entre em contato
    meu e-mail é
    dani.c.motta@gmail.com
    Ah é e meu nome é Danielle Carvalho Motta
    Descobri minha vocação para musica com vocês
    So de lembrar fico até emocionada
    espero ansiosamente o contato
    ** Vocês tiveram um filinho... que lindo
    \o/
    Obrigada
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Oi Celso.
    Gostei muito da crônica. Me faz lembrar não de gavetas, mas de duas caixas de sapato atulhadas de quinquilharias emocionais: cartas, bilhetes, fotos, guardanapos com idéias geniais... Remexer neste material é viajar ao passado. Como você nem observou, trata-se de um casulo emocional. Tentei me desfazer dele por várias vezes e não consegui. A borboleta reluta em empreender vôo de longa distância.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  6. Olá Celso bom dia!

    Mano Celso, passei para agracer a visita e desejar tudo de bom a você e sua familia.

    Um abraço e até +.

    Jota.

    ResponderExcluir
  7. "Foi quando remexi minhas gavetas que encontrei vocês no imaterial, e fui procurar no material e encontrei o cd visita ao mestre Hermeto, sem capa, guardado num daqueles porta cds, esquecido em uma gaveta, o cd não tem nada escrito só uma foto de hermeto pascoal, ouvi e identifiquei os sons, as vozes, os cheiros, os sentimentos e percebi que essa parte da história não pode e não deve ficar esquecida em uma gaveta, deve ser posta em uma prateleira, exposta pra todo mundo ver que é uma parte importante, não como uma tralha na gaveta mas como um troféu exposto em uma prateleira, pra q sempre que alguém passar por ali perceba o quão bonita foi e é essa história de aprendizado..."
    "Hoje em dia canto na igreja e ja cheguei a fazer apresentações mensais em São Francisco como backing vocal e solista, cantando pop e mpb mas hoje só canto na igreja mesmo pq essa vida de cantora profissional é muito difícil, são muitas portas a serem abertas, se quiserem ver tenho uns videos amadores no meu canal do youtube http://www.youtube.com/watch?v=0dYa7zxl3zk ... Também estou tocando violão e abandonei a flauta doce mas de vez em quando me bate uma saudade e eu pego os livros antigos caindo aos pedaços nas gavetas remexidas e toco de novo...
    Nunca vou esquecer das tardes viradas ensaiando, e eu toda envergonhada com minha flautinha e você pra melhorar minha vergonha ainda me coloca como flauta doce principal junto com você na transversa, e depois de algum tempo estavamos nós; os alunos cada um de sua turma esperando para subir ao palco do Teatro da uff, que honra e eu ali em pé quase que sozinha em total evidencia, a não ser por um detalhe, o melhor professor do mundo tava ali do meu lado me apoiando, foi a glória
    Momentos que não da pra esquecer e que eu sei que ainda vou contar toda orgulhosa para os meus filhos, netos, bisnetos e se Deus assim me permitir, tataranetos..."

    [;)]

    ResponderExcluir
  8. Boa reflexão sobre gavetas e suas metáforas, Celso. É desses casulos que renascemos borboletas :)
    Beijo grande.

    ResponderExcluir
  9. ...Oi 'mermão Celso!
    Caramba menino,que tempo sem 'navegar por estas bandas'...Mas é bom poder regressar à este universo e poder compartilhar idéias e opiniões de forma inteligente e coletiva!
    Assim que sobrar um tempo,apareço para dar o 'ar da graça' e deixar umas linhas p/vc...PS:Não esquecí da carica...O que anda faltando é tempo mesmo...
    Fica com Deus vc e sua linda família e té+!

    ResponderExcluir
  10. Engraçada a sua metáfora, que segundo o feng shui está mais do que certa! Pois para fazer a arrumação mental, deve-se também fazer a material. Uma é reflexo da outra.
    No entanto, essas arrumações de gaveta não são para todos, Celso! É necessário um espírito metódico e organizado, senão corre o risco de misturar o conteúdo dos compartimentos!

    Sair do casulo já eu saí, quando decidi criar o blogue; foi a minha saída para o exterior. Partilhar os meus pensamentos, memórias e reflexões. Agora se virei borboleta? Quem me ler o dirá, eu sei de mim, mas para mim o guardarei.

    Um abraço.

    P.S. Os selos vão com o postal de Natal?!

    ResponderExcluir