terça-feira, 4 de janeiro de 2011

A posse

 Acabamos de assistir a posse da presidenta Dilma e não há como não se emocionar com tal evento. Muitos são os motivos que nos emocionam. Antes mesmo da posse o que nos deixou de coração apertado foi o fato de Lula entregar a faixa.  Dele podem falar o que for, pois aos nossos olhos ele foi o tapa na cara de uma elite arrogante, avessa a cultura de seu pais e de sua gente e indiferente a miséria. Nunca presenciei em minha vida  posse  de presidente   em clima de festa. As lembranças que tenho são de confrontos em praça pública, gente correndo da polícia , passeatas e muitas greves...e minha mãe dizendo para que eu não falasse de política porque era perigoso.  E nem estavamos nos tempos da ditadura, ouvi isso na década de 80.  Ainda que repirassemos ares de liberdade, muitos se ressentiam em expressar suas  opiniões. Mas com a tão esperada eleição em 2003 de um cidadão do povo, tivemos a oportunidade de assistir e viver a primeira festa verdadeiramente popular na politica. Uma posse carregada de simbologia e que deu início a uma nova etapa na vida socio-politica brasileira. Dos momentos da posse de Dilma o mais significativo, talves, tenha sido quando ela passou as tropas em revista. Minha abelha bailarina, muito perspicaz,  imediatamente lembrou:___o que deve estar passando na cabeça dela que foi torturada pelas forças que hoje lhe devem obediência e reverência? Então, não é emocionante e inédito um fato desses? Temos vários motivos para nos orgulharmos do pais em que vivemos e definitivamente deixarmos de lado aquele complexo de inferioridade da qual padecem uma boa parte de nossa gente, para quem o melhor sempre vem de fora.
 Com os olhos marejados e coração apertado em uma mistura de sentimentos ficamos  Jacqueline e eu diante da tv.O Pedro? ele ainda não se deu conta da importância dos fatos e só dizia que a presidenta já havia falado demais e que já estava na hora dele descer pra brincar!!!Ficamos esperançosos também com o reconhecimento por parte da presidenta de nossa importância na sociedade no papel de professores. Por isso também nosso coração se alegra e acredita em  dias melhores.  Os dias melhores não significam que a classe de professores deve ganhar uma fortuna para viver! Até porque quem escolheu essa profissão naturalmente não pensa em enriquecer desta forma, quer simplesmente viver dignamente do sustento de seu trabalho tendo com que pagar as suas contas, continuar seus estudos, prover o sustento de seus filhos. Como disse muito bem a presidenta: "Só existirá ensino de qualidade se o professor e a prefessora forem tratados com as verdadeiras autoridades da educação, com formação continuada, remuneração adequada  e sólido compromisso com a educação das crianças e jovens" . Esse trecho de seu discurso foi vivamente e demoradamente aplaudido pelos parlamentares, só resta saber se levarão a sério as próprias palmas.            

3 comentários:

  1. Belas palavras, como sempre! Também renovo minhas esperanças de que dias melhores venham e que nossa profissão seja mais valorizada (e não apenas no sentido financeiro, mas principalmente no sentido profissional e social).

    E obrigada pelas palavras lá no meu post... ao menos por agora acho que não há muito o que fazer, a coisa veio com um tom de definitivo e minha resposta não teve nenhum retorno até agora. Como vc disse, vida que segue, o tempo é que dirá.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Legal Celso... Senti muito isso também.

    Não sei se levado por aquele sentimento de início de ano, mas senti.

    Que esse sentimento cause em nós ação invés de passividade. Nenhum presidente(a) mudará o Brasil sozinho(a). Cabe a nós brasileiros começarmos a mudança em nós mesmos. Porque não é só o político que é corrupto. Nós mesmos quando temos oportunidade aproveitamos. Seja financeiramente ou simplesmente levando vantagem em filas, vagas pra deficientes e por aí vai.

    Bela postagem.

    Gosto muito do seu blog. Comento pouco porque sempre leio correndo...

    Abraço em todos

    ResponderExcluir
  3. Texto comovente, Celso, que expressa o que muitos de nós (inclusive eu) sentiram ao assitir a despedida de Lula e a posse de Dilma. Depois do operário, a dama. Estamos fazendo e testemunando a História.

    Um abraço.

    ResponderExcluir