domingo, 25 de setembro de 2011

Veterano(literalmente)

Derrepente uma multidão.....no campi da Universidade(UFF) o som das vozes misturadas ao odor da cerveja inaugurava o primeiro dia do terceiro semestre da minha segunda faculdade. Salas vazias e pátios cheios de uma gente barulhenta e alegre. Vendo-os, acredito por um momento  "que a vida até parece uma festa" acho que o professor também ficou pro trote, pois até agora não chegou na sala. Quando me perguntaram __você vai ter coragem e paciência para uma outra graduação? Achei que estivessem se referindo ao curso  e inocente respondia__é claro, sempre quiz fazer filosofia! Mas agora entendo o porque da pergunta. Referiam-se aos calouros de outros cursos que desfrutando do privilégio de ingressar em uma faculdade federal desperdiçam tempo e saúde. Quando entrei na faculdade (2009) fui recebido por uma comissão, que poderia ter sido um pouco mais divertida. Educadíssima nos informava das pretensões do D.A. que se formava, pois, o curso era recente , iniciou-se em 2008. Você pode pensar; ih! Celso tá ficando velho rabujento, hein! Deixa a garotada se divertir!  Tudo bem, não sou  contra   a diversão, acho até que em relação aos trotes lamentáveis que acontecem em outros estados os daqui  da UFF são bem tranquilos. Os moleques e as "molecas" se pintam ridicularmente   e  são obrigados a catar moedas no sinal para os veteranos, enquanto estes últimos enchem o pote no bar! Não posso me esquecer da minha delinquência juvenil, financiada , é claro, pelo meu próprio sustento, mas que não deixou de ser uma porralouquice, para usar um termo tecnicamente marginal. Como, agora, passo por uma fase diferente da minha "vida louca vida" é óbvio que vejo as coisas sob uma outra perspectiva (nem perspectiva eu tinha). Pra falar  a verdade se tivesse que passar por tudo que passei faria numa  boa. com as alegrias e os "perrengues". Olhando para essa garotada (jamais em tempo algum achei que falaria assim) lembro das minhas peraltices que se deram no âmbito não acadêmico mas sim "boêmico", com riscos  muito maiores que um trote e uma cervejinha. Me aproximo , agora, de uma preferência pelo ritmo lento e a sonoridade do silêncio. É como diz o oráculo contemporâneo: "ado aado cada um no seu quadrado"!!! 

2 comentários:

  1. É meu tio, eu sou alguns anos mais nova que você, mas já me sinto um pouco "veterana" nesse aspecto, rs...Já "calourei" bastante, na 1ª faculdade e também fora dela, mas hoje as peraltices não me enchem tanto os olhos. Nessa 2º graduação fugi do trote, rs.

    ResponderExcluir
  2. Eu gosto muito de saber que as pessoas voltam a estudar e procuram aquilo que as faz feliz. Eu voltei para USP também. Assumi meu desejo de professor e estou cursando a licenciatura que achava que nunca ia querer fazer. Eu tô adorando, mas acho que também não tenho muita paciência com o 'pessoal'. No meu caso, no entanto, é a pressa em querer que as pessoas alcancem o ponto das discussões, sabe?

    Beijão!
    E boa segunda graduação!

    ResponderExcluir