quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Andando pelos blog´s (texto escrito em 07/08/2004)

.


Quando ligo o computador já é bem tarde da noite de domingo e como não sou nenhum maníaco por informática , passo pelos textos que escrevi e arrisco algumas visitas aqueles que me respondem com mais freqüência , por que se não fico louco. As páginas na verdade são cabeças cheias de idéias, que através de sua escrita gritam para serem escutados, observados, adorados, alguns pasmem, até bajulados.....Na Internet também existem os pop’s. Por outro lado, nestas andanças, encontro aqueles que não tem comentário nenhum em seus textos, então deixo uma mensagem de amizade e otimismo.
Tenho consciência de que sou exigente e que não leio qualquer coisa ou me seduzo por um template enfeitado. Ando lendo bastante nestas férias. Acabei de ler um livro de José Ramos Tinhorão (Musica Popular : um tema em debate) Livro polêmico porque critica o movimento Bossa-Nova e foi lançado justamente no auge deste movimento. O ponto de vista do autor é muito interessante. Diz algo a respeito da influência do Jazz, uma coisa que eu já sabia mas essa identificação com a música americana por parte de nossos músicos, segundo o autor, se deve ao fato da incapacidade daquela juventude alienada assimilar os ritmos verdadeiramente brasileiros. As rodas de samba freqüentada pela juventude bossa-nova era restrita nada de popular existia. Vale a pena conferir o livro. Li também a vida de Sócrates (Anthony Gottlieb. Editora UNESP) um dos maiores pensadores que influênciou meio mundo de filósofos e que desconcertava seus entrevistados alegando que nada sabia por isso insistia nos interrogatórios. Morreu defendendo seus ideias e quando perguntado sobre sua sentença respondeu: “gostaria de me ver condenado justamente?” E leio agora, com mais calma até porque a narrativa é bem diferente, D. quixote de Miguel de Cervantes , as histórias de um homem que fascinado pela literatura e histórias de cavaleiros andantes , resolve se tornar um deles em um misto de loucura e realidade mas mostrando o dia-a-dia de um povo humilde com suas tradições....Os classicos sempre devem ser rêlidos. Gosto de um bom texto que me diga algo novo , que provoque o pensamento. Na procura de tema interessante continuo andando pelos Blog’s.

2 comentários:

  1. Oi Celso.
    Também sou um apaixonado (viciado?) em leitura. Hoje, leio bem menos livros do que ontem. Atualmente quem me seduz é internet, a blogosfera em especial - onde encontramos surpresas agradáveis, como é o caso do amigo.
    Você falou do Tinhorão e lembrei dele nos tempos d´O Pasquim, um nacionalista ferrenho que gostava de uma boa briga, calcada em sólidos argumentos. Já não se fazem mais tão bons polemistas e escritores. Por sorte nós, da velha geração, temos a companhia dos clássicos em caso de necessidade urgente de textos brilhantes.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Gostei de te ler, só não te convido a dares uma passadinha no meu blog, porque dizes que és exigente, e lá não há nada que interesse a pessoas exigentes. Meu abraço.

    ResponderExcluir