quinta-feira, 15 de julho de 2010

O processo

  Algumas coisas são repugnantes no ser humano e uma delas, que fico me perguntando porque será que isso acontece, é traço fundamental dos trabalhadores de repartições públicas, que me desculpem meus amigos blogueiros servidores.  Quando você vai procurar alguma informação a respeito de assuntos relativos a doumentação de imóvel ou similares o sujeito no balcão antes mesmo de você falar já pergunta;__tá com o inteiro teor aí? É ...porque se não tiver nem adianta tirar os documentos!!! As vezes o assunto é de outra natureza , mas não adianta. Um belo dia fui a secretaria de  Educação ( onde por sinal é o que mais falta) e me informei na portaria onde conseguia informação sobre cadastro de professores. O guarda me indicou uma porta...fui até a porta e lentamente abri para me a nunciar e dei de cara com uma senhora que em pleno expediente se maquiava sem nenhuma cerimonia, olhou pra mim como se sua maquiagem fosse um despacho presidencial (neste caso era municipal mas a pretensão é a mesma) e teve a petulância de pedir que eu aguardasse no lado de fora . Para minha surpresa quem me direcionou para outra pessoa do setor ..sabe quem foi?  O rapaz da limpeza que vinha passando e se condoeu da minha cara de de maracuja, ali perto da porta, desanimado. Por intermédio dele que consegui a informação que precisava e vazei dali!
 O pior são aqueles que tratam da sua vida documental como servidor..eu já aprendi que não se pode ter dúvidas. Qualquer pergunta feita por eles você responde sim,tudo correto! pois senão será o seu martírio. Não estão prontos a resolver nada, parece até que incorporaram o imenso mecânismo burocratico do qual fazem parte e se você vacilar tornar-se-a um personagem kafkaniano completamente perdido, não sabendo pra onde vai nem porque. 
"na verdade, numa burocracia presa nesse circulo vicioso , o maior dos crimes é cumprir de maneira simples e direta a tarefa que deve ser cumprida, se o serviço estatal de concertos cumpre realmente a sua tarefa, isso é considerado um subproduto infeliz, já que o grosso da sua energia é usado para inventar procedimentos administrativos complicados que permitam inventar sempre novos obstáculos e assim adiar indefinidamente o trabalho"(ZIZEK:2008,PÁG160).
  Recebi o telefonema da coordenadoria  na qual agora sou professor lotado, me informando  qual seria a data da minha perícia admissional e caí na besteira de falar a atendente que só faltava o eletrocardiograma..pra que!  Ela imdiatamente responde com uma doçura de dar inveja:__Olha, meu bem, tem que estar com todos os exames, ta! O fato é que por trás deste "olha meu bem" está embutido o seguinte; eu não tenho nada a ver com isso, se você não levar os exames será cortado. Eu só estou ligando pra te avisar viu "meu bem!". Kafka e seu processo são atemporais e quem leu e já passou pelas repartições ou qualquer orgão movido pela burocracia vai concordar comigo. O mecanismo é absurdamente estéreo ...uma porta você apresenta os documentos..noutra porta carimbam os mesmos documentos, na terceira porta há uma vistoria dos carimbos  e assinaturas ...se faltar um carimbo você volta a primeira porta.
Citação:
ZIZEK,Slavoj. A visão em paralaxe. Ed. boitempo,2008                  

6 comentários:

  1. Perfeita, Celso, perfeita a sua escolha!
    O Processo, de Kafka, realmente tem tudo a ver com a situação que você descreve.
    É muito lamentável que alguns servidores ajam assim...
    Abraço, amigo!

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  2. Menino, teu texto e a pura expressão da verdade. Já sofri muito com tudo isso.
    Hoje, por exemplo, tive que passar por dissabores identicos nos corredores e salas da Receita Federal em Sampa.
    Haja saaaaaaaaaaaaaaaaaccccccoooooo!

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  3. Muito bom Celso!

    A impressão que dá é a de que os servidores são como aquele personagem do Charles Chaplin em "Tempos modernos": o trabalhador se mantém rigorosamente em sua função de aparafusar a sua parte sem sequer saber do que se trata aquele produto.
    A diferença é que no filme o problema estava no sistema. Hoje, além do sistema, me parece que o problema está também no servidor, já que muitas vezes este não sabe nem ao menos a sua própria função, o que dirá saber de informações "extras"

    Muito bom o texto...

    Um abraço

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  4. Olá, Celso!
    Adorei o texto, realmente é assim mesmo que acontece na maioria dos casos nas repartições públicas.
    Dei risada quando li a parte sobre a senhora se maquiando...rs já vi situações muito semelhantes, é como se nós estivéssemos atrapalhando, como se não fosse o serviço dela atender às pessoas... Me parece absurdo ter de pedir ou implorar para que um funcionário simplesmente cumpra com seu dever.

    Abraço!

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  5. Olá, Celso!

    Nem me fale em burocracia...Deus me livre.
    Creio que todos passamos por situações iguais, em departamentos ou órgãos extremamente burocráticos e nada práticos.
    Quando tudo caminha para a globalização total, ainda vemos esta situação esdrúxula, com montanhas de papéis, nu vai e vem sem fim.
    Mas, ainda bem que vc já está lecionando.
    Parabéns!
    Valeu!
    Muita paz! Beijosssssss

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  6. Olá, Celso.
    Quem nao sofreu com a burocracia e com a má vontade de muitos funcionários públicos que atire a primeira pedra! Culpa do Estado q nao dá o devido treinamento e a conscientização q nós, cidadãos, somos CLIENTES. Culpa também dessa burocracia engessada e sem flexibilidade de nao nos vê como individuos e sim de forma generalizada e despersonalizada. Culpa tb da estabilidade. Culpa tb nossa, clientes, pagadores de (altos) impostos e votantes q não sabemos utilizar o poder q temos nas pontas dos dedos (ok, nesse quesito poderíamos levantar outra discussão - a educação - mas fica pra outro texto teu, q =, aposto!, será tão bem escrito como o de hj).
    bj

    Aline Belle
    (http://palimpnoia.blogspot.com)

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