quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Um Jardim

  As ideias se debatem em minha mente e não consigo me decidir sobre o que escrever...sobre a inspiração que o jardim aqui do prédio proporcionou para tantos outros textos ou sobre os inumeros nomes de autores que, não sei porque cargas d'agua, hoje resolveram gritar em minha cabeça.  O   jardim aqui do prédio é muito bonito e fica "longe de nada e perto de tudo" de que necessitamos. Próximo   ao nosso existem outros dois edifícios , mas nenhum com um jardim tão grande , uma espécie de recanto para meditar. Na frente tem um coqueiro não muito grande . O jardim avança por um gramado mensalmente cortado. Havia uma orquidea em um dos canteiros, mas por ignorância ou desaviso o jardineiro sumiu com ela (uma moradora reclamou muito na assembléia).  As plantas chegam a subir pela parede fanzendo um muro vivo e verde que só nosso condomínio possue. Uma das poucas  polêmicas foi o chafariz de gosto duvidoso, que a esposa do sindico comprou. De cara criou problema  ao passo que com o tempo passou a fazer parte  da paisagem e foi sumindo aos poucos. Ah! ia me esquecendo das roseiras que em quase todos os meses do ano florecem em seus espinhosos caules. Dia desses Pedro encontrou capim limão. Veio com um pouco na mão pedindo à mãe que lhe preparasse um chá. Da janela aqui do apartamento vislumbramos um tapete verde que ao meu ver é um belo cartão de visitas para os de fora e um pequeno paraíso para os de dentro...bem- ti-vi , borboletas, colibris e andorinhas são assiduos frequentadores e na primavera amanhecemos com o  murmurinho das rolinhas  nas árvores. Por aqui andou nos visitando, rapidamente, uma família de micos (não tenho certeza mas pareciam aqueles de tufos brancos) e algumas maritacas também sobrevoam nosso jardim agora mais raramente. Os autores vão ficar para outro dia mas tenho a certeza que boa parte deles adorava um jardim tal qual o nosso!!!

13 comentários:

  1. Celso meu irmão, retorno de um peqaueno exilio e lei teu texto suave e romantico. Acho que valeu o retorno. Parabéns

    ResponderExcluir
  2. Bom dia, Celso!
    Interessante como estamos longe das coisas simples! Ao ler seu texto, percebi o quanto a correria do dia-a-dia nos faz cegos para jardins e colibris. E não deveria. Além de ser um descanso para a visão, é a forma de fazer crescer cada vez mais em nós a tão necessária consciencia ecológica, né?
    Bom estar aqui, companheiro!

    ResponderExcluir
  3. Fala Tio... Muito bom o texto! É bom ter um pouco de vida nessa loucura chamada cidade. A gente corre tanto que nem vê que ainda existe o belo!
    E em coisas simples.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  4. Li o texto lavraapalavra. Muito bom mesmo! Tenho uma relação muito particular com a palavra. O seu jeito de escrever me faz gostar ainda mais dela.

    Um abraçO!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Celso!
    Eu adoro jardins! Aqui tenho o meu pequenino jardim, que são canteiros dos dois lados da garagem aqui de casa...E tenho orquídeas que as cultivo e que me dão imensa saisfação.
    A natureza nos dátanta coisa linda e acabamos a destruindo com nosso descuido, não é mesmo?! Falo isso porque, todos somos responsáveis pela situação de nosso planeta.
    Mas, que bom que você e sua família podem desfrutar deste recanto bonito que é o jardim de seu condomínio.
    Valeu,Celso!
    Excelente final de semana.
    Muita paz! Beijosssssssss

    ResponderExcluir
  6. É sem dúvida um grande privilégio possuir um jardim desses, e ainda maior privilégio ter consciência para apreciá-lo.
    Temos cá em casa um pequeno jardim, que também apreciamos imenso (sou eu que trato dele - o que me proporciona outro tanto prazer), a cada habitante que aqui surge, seja permanente, como a toupeira, seja convidado como as joaninhas ou abelhas, é uma celebração!
    (Gostava muito de ter colibris!)

    Um bom fim de semana, Celso!

    ResponderExcluir
  7. Ah, Celso querido, Um Jardim...
    Um Jardim é tudo!
    Quem tem um Jardim já tem mais do que se tivesse o mundo!
    Um Jardim é um mar profundo, repleto, transbordante de inspiração!
    Olha, aí em cima, este seu texto!
    Lindo demais!
    Abraço apertado.

    ResponderExcluir
  8. Oi tio,
    Hoje mais que nunca tenho pensado nos sonhos e planos que fiz e que de certa forma estão de afastando da possibilidade de realização. Já entendi, comigo mesma, que talvez a dança não tenha sido um sonho e sim um fuga, mas essa questão passou, tô feliz com a nova escolha e fico ainda mais feliz de ver que pra algum a vida depende, de fato, da arte. Tenho um amor imenso por ela. Voltando aos sonhos, preciso esquecer alguns, por hora, e pensar em ter outros, urgentemente, rs...Com relação ao seu jardim...você não pode imaginar a saudade que sinto! Tanto de estar dentro como fora. Minha vida perto dele era linda e colorida. Eu tinha meus jardins individuais que também "magnificavam" minha vida. Preciso de novos. Manda um carinhoso abraço pra sua amada família. Saudades de estar aí!

    ResponderExcluir
  9. Bacana, Celso, um pequeno pedaço de paraíso no meio do concreto. Aqui no meu condomínio não tivemos tanta sorte. O síndico trocou a terra e a grama pelo cimento. Quando o pessoal reclamou, ele pintou de verde o chão cimentado. Na sua visão, natureza é isto. Considerando o descaso nacional com o meio ambiente (vide as enchentes no RJ e a seca no RS), o cara é qualificado para assumir o ministério do Meio Ambiente.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Um oásis de tranquilidade em meio a cidade? Nada melhor do que ter um lugar que encha os nossos olhos e tranquilize o coração. Linda descrição do jardim, imaginei a cena do Pedro com o capim limão... =)
    Aqui onde moro não é tão bonito... Temos diariamente, pela manhã e à tarde uma "sinfonia de pardais" que já fazem parte da nossa vida! Há quem não goste, mas sabe, não deixa de ser uma música que a natureza nos traz diariamente!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  11. Olá professor Celso! Parabéns pelo seu trabalho e pelo seu blog, está muito legal! Te admiro pra caramba, continue sempre assim!
    Grande abraço,
    Alexandre (seu ex-aluno do Itapuca)

    ResponderExcluir
  12. Celso, fiz um post lá no meu blog e coloquei um desenho seu!!

    ResponderExcluir
  13. Eu também tenho bastante verde para ver pela minha janela. No meio de São Paulo, é como se eu estivesse bem longe. Faz um bem danado, inclusive para os encontros com escritores de toda ordem.

    Obrigada pela visita ao clube. Espero ter voltado para ficar. Que os autores que gritam na minha orelha e pulam das páginas dos livros continuem por aqui me fazendo pensar e escrever.

    Spinoza a ser providenciado.
    Obrigada pela dica. Vamos conversando sobre ele.

    Beijos!!

    ResponderExcluir